imagem post 5
A Hora é Agora!
5 de dezembro de 2016
imagem post 7
Um Grande Desafio Não se Conquista Sozinho
25 de fevereiro de 2017

Um Olhar Positivo para o Bloqueio Criativo

imagem post 6
Muito coisa se fala sobre o bloqueio criativo à partir de uma conotação negativa: “Um problema que chega para ser resolvido”, “Algo que preciso resolver imediatamente”. Será?

Que tal ver o Bloqueio como uma visita amiga? Ele vem apenas sinalizar que algo está ficando pesado para os seus “neurônios”, o Tico, o Teco e toda a sua prole (os neurônios), podem estar pedindo socorro. Pode ser uma grande quantidade de informações que você está absorvendo, falta de repouso ou lazer, excesso de tensão, etc.

O Bloqueio é um parceiro na vida de escrita e não um opositor, se nos dispusermos a acolhê-lo com mais gratidão e menos animosidade. Ele é um excelente sinalizador para crescermos na forma de administrar nossa vida de escrita e criatividade. Chegou o Bloqueio? PARE! Pare tudo e respire. Mas e os prazos? E os compromissos? E o cronograma? Tire do seu campo de visão, ponha todos para dormir, enquanto você bate um papo bem gostoso com o Amigo Boqueio que chegou. Garanto que depois você recupera o tempo com uma melhor produtividade. Converse com o Bloqueio e pergunte, O QUE PRECISA MUDAR?

Primeiro liste uma porção de coisas prazerosas que gostaria de fazer, como ir a um cinema sozinho, ouvir música vendo o mar, tomar um refresco em um banco de praça, e sem esquecer de algo imprescindível… NÃO CONTE A NINGUÉM! O tempo é seu e do seu Bloqueio… Aproveite em silêncio. SE FALAR, EU TENHO CERTEZA, VÃO TE ATRAPALHAR! rsrs.

Em meio a esse momento só seu, pense frouxo, e ao final do processo tome decisões que lhe favoreçam. Afinal, é este o recado do bloqueio para você: “PENSE EM TI, LIGUE PRA TI, E NÃO LIGUE PRA ELES!!!!” (parafraseando Leandro e Leonardo). Tome pelo menos UMA decisão à seu favor!

Um exemplo? Nos últimos dias eu tomei uma decisão importante, vou voltar a escrever meus livros, que estão na gaveta há dois anos. E para isso acontecer sem conturbações, vou iniciar sem dizer nada a ninguém ( a não ser você que está me lendo agora). O dia, e onde farei isso, é um acordo entre mim e “os comigo de mim”, afinal, “Eu que me aguente comigo e com os comigos de mim” como bem diz Álvaro de Campos. Esse silêncio em torno desse MOMENTO deixa-o mais meu e menos frágil e vulnerável à interferências entendem? TOMEI UMA DECISÃO, E ISSO FOI MUITO BOM! Me encheu de vontade de forma que o Bloqueio me disse Adeus!!!! Sentirei saudades, sei que ele voltará, e quando chegar, vamos novamente dar as mãos, e com certeza, tomar mais uma decisão!

DESBLOQUEIE O BLOQUEIO QUE HÁ EM VOCÊ, E HAJA DIFERENTE… SEJA VOCÊ!
BOA ESCRITA!

por Rose Lira, Consultora de Escrita na Central de Escritores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar uma mensagem
💬 Posso ajudar?
Olá!
Podemos ajudá-lo?